quinta-feira, maio 22, 2008

"A angústia é o preço que se paga pela lucidez!!"


Ora vejamos... Tenho constatado ao longo da minha curta experiência profissional, que alguns doentes pressentem a morte. Frases como "estou a ver a morte à minha frente!", "desta já não me safo!", "tirem-me daqui/levem-me para casa!!" e outras, foram frases ditas por doentes que minutos depois vieram a falecer. Após uma pesquisa rápida na Internet, a fim de aprofundar a questão, não encontrei nada especifico, ou seja fiquei na mesma.
Ainda assim, o que é facto é que parece que os doentes sabem que vão morrer. O que sentirão eles? Será quem sentem a morte em si? E isso traduz-se por? Sentir o coração parar de bater? Sentir má disposição? Será uma sensação má ou boa? De sofrimento, angustia ou de alivio? E para os que estão lúcidos, e têm a sensação que vão morrer? E para quem tem medo da morte e sente que vai morrer? Complicado não é?

E perante uma situação destas, o que faz o enfermeiro? Muitas das vezes nem nós queremos acreditar naquilo que os doentes nos dizem. Contudo, e talvez o mais assustador, é que efectivamente eles sabem o que dizem e morrem mesmo...
Assustador porque? Porque vemos estas situações no nosso dia-a-dia e a questão é: quando chegar a nossa vez, o que é que se sente??????????? Vamos ter a noção que vamos morrer???? Dai a angustia ser o preço a pagar pela lucidez....

1 comentário:

jakín disse...

E somos nós, enfermeiros em particular e profissionais de saúde em geral, que, por tão perto trabalharmos com pessoas nessas situações, mais facilmente nos apercebemos que essas questões que colocas são questões sem resposta...
O teu caminho é teu...o meu é meu...o de cada um é desse cada um e de mais ninguém...cada caminho é diferente em si mesmo...
Cliché...mas verdade...
Bedjus afilhadita:)!